Discípulo do Mestre e Senhor Jesus Cristo
Minha foto
Duque de Caxias, RJ, Brazil

A Graça da Garça

sábado, 2 de junho de 2012

Pastor não é Deus


Atualmente, muitos líderes de igrejas evangélicas estão sendo vistos como verdadeiros deuses. Muitos deles, não admitem ser questionados, como se estivessem acima do bem e do mal e ainda se colocam (de uma forma sutil e velada) numa posição de intermediários entre Deus e os seus respectivos rebanhos. Muitos até se autodenominam apóstolos. No entanto, a Bíblia diz que Jesus é o Senhor, e estes líderes (pastores, bispos, apóstolos) não são deuses. Este estudo tem como objetivo acabar com toda esta deificação que está se formando em torno de vários pastores (além de bispos e apóstolos, é claro), dentro de várias igrejas evangélicas de nossos dias.
Em 1 Pedro 5:2-3 está escrito: “Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, não por força, mas espontaneamente segundo a vontade de Deus; nem por torpe ganância, mas de boa vontade; nem como dominadores sobre os que vos foram confiados, mas servindo de exemplo ao rebanho.”
Observem que a função dos pastores não é de dominar a vida de suas ovelhas; um pastor pode, no máximo, dar conselhos, mas nunca mandar na vida de alguém. No entanto, muitos pastores (bispos e apóstolos também) se acham no direito de dirigir a forma como as suas ovelhas devem viver, impondo costumes e determinando a quantidade de vezes que as suas ovelhas devem vir à igreja. Eu mesmo cheguei a ouvir o seguinte do pastor de uma igreja em que congreguei: “as ovelhas que não frequentavam todas as reuniões da igreja, não seriam abençoadas por Deus”. Que absurdo. As bênçãos de Deus não estão relacionadas com a quantidade de vezes que alguém frequenta uma igreja, até mesmo porque Deus sabe que muitos não vão a algumas reuniões da igreja por motivo de saúde, estudo ou trabalho. Outros separam parte do tempo de folga para ficar com a família ou para descansarem.
Infelizmente, muitas pessoas estão sendo induzidas a ocuparem todo o tempo disponível dentro da igreja, colocando o descanso e o tempo para a família em segundo plano. Isto é muito perigoso, pois, a falta de descanso pode trazer esgotamento físico e emocional. Além disto, é necessário separarmos um momento para nos dedicarmos as nossas famílias, principalmente aos nossos filhos. Então, frequente uma igreja, mas saiba separar tempo para todas as coisas: descansar, se divertir com a sua família, trabalhar e estudar. Quem manda na sua vida é Deus, não o pastor da sua igreja. Lembrem-se de que o Senhor da sua vida é Cristo, não o pastor. Pastor não é Deus para querer mandar na sua vida e determinar a quantidade de vezes que você deve frequentar as reuniões de sua igreja.
Muitos pastores também passam a idéia de que as ovelhas precisam dele para serem abençoadas. Em Lucas 11:9 está escrito: “Por isso vos digo: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-à.”
Irmãos, o véu foi rasgado e hoje temos acesso direto a Deus através do nome de Jesus. Sempre que precisarmos de uma benção em nossas vidas, basta orarmos e pedirmos a Deus. Não dependemos da oração do pastor para sermos abençoados; é claro que a oração de alguém por nós sempre será bem vinda, mas no que se refere a sua vida, Deus quer ouvir a sua oração, pois deste modo, você terá experiências com Deus e o seu relacionamento com Ele irá amadurecer. Lembrem-se: a oração de um pastor não é mais poderosa que a oração de qualquer outra pessoa, pois Deus não faz acepção de pessoas. Todas as nossas orações são importantes aos olhos de Deus, independente de sermos ou não um pastor. Jesus é quem intercede por nós; Ele (Jesus) é o Mediador. Pastor não é Deus para ser o mediador entre você e Deus. A oração de um pastor é sempre bem vinda, mas você não depende da oração do pastor para ser abençoado. A tua oração é tão importante quanto à oração de qualquer outra pessoa, aos olhos de Deus. A oração de um pastor não é mais especial aos olhos de Deus, por se tratar de um pastor. Isto não existe, pois, Deus não faz acepção de pessoas. Lembrem-se disto.
Vários pastores (bispos e apóstolos) se intitulam ungidos do Senhor, como se somente eles e ninguém mais, fossem ungidos do Senhor. Em virtude disto, muitos pastores criam um verdadeiro clima de terrorismo, afirmando que pelo fato deles serem ungidos do Senhor, então, aqueles que não obedecê-los, estarão sendo rebeldes, e a rebeldia é como o pecado da feitiçaria, dizem eles. Então, as ovelhas, por medo de se tornarem rebeldes, acabam se sujeitando a todas as ordens de seus pastores, como se os mesmos fossem deuses.
Antes de qualquer coisa, a palavra ungir significa “pôr azeite na cabeça de uma pessoa a fim de separá-la para algum serviço especial”. No Antigo Testamento, aqueles que iriam exercer as funções de rei, profeta e sacerdote eram ungidos para o desempenho destas funções. Observe que o sacerdote também era um ungido do Senhor. No Novo Testamento, todos os cristãos são sacerdotes do Senhor, conforme podemos ver nos versículos abaixo:
“Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo” (1 Pedro 2:5).
“Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (1 Pedro 2:9).
“E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai: a Ele glória e poder para todo o sempre. Amém” (Apocalipse 1:6).
“E para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra” (Apocalipse 5:10).
Em outras palavras:
1. Todo cristão é um sacerdote do Senhor.
2. Todo sacerdote é um ungido do Senhor.
Em virtude destas duas afirmativas, podemos concluir que todo cristão é um ungido do Senhor, independente de ser ou não um pastor. Logo, esta afirmação de que somente os pastores são os ungidos do Senhor não está correta. Você também é um ungido do Senhor e pastor não é Deus para ser obedecido incondicionalmente. Obediência plena é só a Deus e pastor não é Deus para exigir isto de nós. Deus é o Senhor da sua vida, lembrem-se disto. Use o seu bom senso, pois, pastor não existe para ser obedecido cegamente. Lembrem-se disto.
Para concluir, saibam que biblicamente falando, Deus está em primeiro lugar, depois vem a sua família, depois o trabalho e por fim, a igreja. A igreja não está acima da sua saúde, família ou trabalho. Frequente a sua igreja, mas saiba que a sua vida não se resume a igreja. Você tem de se preocupar também com os seus objetivos, com a sua saúde e a de seus familiares, com a educação dos seus filhos, com a manutenção do seu casamento, com os seus estudos, com o seu trabalho e também com o descanso, pois, não somos máquinas para funcionarmos de forma ininterrupta. É como a Bíblia diz: há tempo para todas as coisas. Espero que tenham gostado deste breve estudo e até a próxima oportunidade, se Deus assim quiser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário