Discípulo do Mestre e Senhor Jesus Cristo
Minha foto
Duque de Caxias, RJ, Brazil

A Graça da Garça

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Provai os espíritos!



“Amados, não acrediteis em qualquer espírito, mas avaliai se os espíritos vêm de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo.” 1Jo 4:1 [AS21]


Muitos têm interpretado esse versículo ao pé da letra,principalmente os pentecostais. Sempre fiquei na dúvida quanto a essa interpretação e acreditava que a explicação poderia ser menos sobrenatural. Deixe-me compartilhar minha leitura e vejamos até onde você pode concordar comigo.

João escreveu seu evangelho e as cartas com grande preocupação, pois havia uma grande ameaça à fé que rondava a igreja em seus dias. Corriam pela comunidade cristã membros de uma certa religião que propugnava a teoria de que a matéria era toda má, e o espírito puro, incorruptível, não poderia habitar a matéria. Ensinava-se que Jesus não poderia ter vindo em carne, porque a carne é corruptível e ele não poderia ter-se feito carne sem comprometer sua divindade. O gnosticismo e o docetismo foram as principais fontes de heresias combatidas pelos apóstolos e os primeiros pais da igreja cristã.

Observe que João escreve seu evangelho com muitas declarações e relatos de eventos que marcam a natureza 100% divina e 100% humana de Cristo. Em sua carta ele novamente trabalha a mesma temática, alertando a Igreja do perigo de falsas doutrinas que negavam as duas naturezas de Cristo. Ele chama essas pessoas que propugnavam tais ensinamentos de falsos profetas e anticristos – 1Jo 4:1 e 1Jo 2:18.

É interessante observar que ele emprega um terno no plural que estamos acostumados a usar apenas no singular: anticristos. A palavra “anticristo” na verdade significa “inimigo de Cristo”, mas acabamos por personificar a figura do “anticristo” numa única entidade, como se a palavra figurasse como nome próprio. Na verdade, todo aquele que vai além da doutrina de Cristo e deturpa o testemunho de Cristo é um “inimigo de Cristo” - um anticristo.

A palavra “espírito” em grego pode significar “vento” e “inspiração”. Associando a acepção da palavra “espírito” como “inspiração” no contexto de alerta contra um grupo herético, a interpretação do texto perde esse caráter “místico-espiritual”. Refiro-me à questão como “místico-espiritual” porque já vi crentes defendendo a tática de interrogar endemoninhados e falantes de outras línguas para avaliar se o “espírito” era um demônio ou o Espírito Santo. A coisa parte quase para a blasfêmia...

Então, vamos considerar que João escrevia para uma comunidade cristã que estava sendo atacada pela heresia de que Jesus não era Deus encarnado. Ele abre sua carta defendendo a divindade de Cristo encarnada: Aquele que vimos com nossos olhos, e nossos mãos apalparam: o Logos da vida. 

Não seria coerente assumir que João estava recomendando à igreja testar aqueles falsos profetas quanto à inspiração que eles alegavam ter sobre a natureza de Cristo? Se eles dizem ser inspirados por Deus, mas negam a natureza verdadeira de Cristo, essa inspiração não vem de Deus! Aqueles que ensinam isso são, na verdade, inimigos de Cristo – os anticristos ou falso profetas.

Em 2Ts 2:2 encontramos a mesma palavra “espírito” empregada por Paulo que é traduzida literalmente como “espírito” ou por “profecia” em algumas versões bíblicas. Profeta era aquele que entregava a mensagem de Deus. O profeta trazia algum ensinamento ou mensagem da parte de Deus para o povo. Pensando nisso, podemos dizer que se um falso profeta abordasse um crente na Igreja destinatária da carta de João, seria fácil testar este profeta a partir de sua profecia (ensinamento ou mensagem da parte de Deus). Um profeta de Deus jamais entregaria uma “profecia” (espírito no original grego, como encontrado em 2Ts 2:2) negando que Jesus veio em carne.

Veja se o texto não ganha muito mais coerência substituindo a palavra "espírito" por "profecia":

"Amados, não acrediteis em qualquer profecia, mas avaliai se as profeciasvêm de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo." 1Jo 4:1




Autor: André R. Fonseca 
www.andreRfonseca.com
Twitter: @andreRfonseca
Fonte da imagem: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:LongShadows2.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário