Discípulo do Mestre e Senhor Jesus Cristo
Minha foto
Duque de Caxias, RJ, Brazil

A Graça da Garça

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

4 FATOS HISTÓRICOS QUE GOSTARIA DE TER PRESENCIADO


Por George Gonsalves

http://www.cafeentreamigos.com/

                Os acontecimentos que citarei me trazem inspiração para uma vida mais virtuosa e plena. Fazem-me lembrar que, em meio a um mundo em que prevalece o pecado (incluindo a omissão), podemos fazer opções em direção à verdade, à santidade e a Deus.  

                 Obs.: Não citei nenhum evento bíblico (que ocupariam todas as posições), pois para mim são hours concours. Não posso comparar, por exemplo, estar um momento com Cristo com nenhum outro evento histórico. 

Lutero em Worms
Martinho Lutero havia sido convocado para comparecer perante o imperador Carlos V da Alemanha, na Dieta em Worms. Lá seria pressionado a renegar sua fé e seus escritos, considerados heréticos pela então poderosa igreja católica. Para muitos, sua ida à Dieta era sua estada antes de parar na fogueira da inquisição.  
Seus amigos tentaram convencê-lo a não ir. Ele escreveu a um deles: “Cristo está vivo e nós entraremos em Worms a despeito de todas as portas infernais e de todas as potências do ar”.
Gostaria de ter estado em Worms no dia 18 de abril de 1521. Perante todos, Lutero foi perguntado se se retratava ou não de seus escritos. Ele, então, pronunciou estas palavras: “A minha consciência está cativa nas palavras de Deus. Revogar o que quer que seja, não posso nem quero. Porque agir contra a sua própria consciência não deixa de ser perigoso e não é honesto. Que Deus me ajude. Amém!”.

Whitefield pregando

George Whitefield (1714-1770) chegou para anunciar o evangelho. Não havia teto sob sua cabeça. A pregação ao ar livre era considerada um escândalo para muitos. Diante de milhares de mineiros do violento distrito de Kingswood, que estavam com os rostos negros de carvão, ele falou sobre o milagre do amor de Deus. Durante a mensagem, a dureza de muitos corações é quebrada. Ele descreve: “Quando eu lhes estava pregando, de repente comecei a observar sulcos brancos em seus rostos enegrecidos”. Lágrimas de contrição escorriam pelos olhos de homens antes endurecidos.  
Gostaria de ter ouvido a voz do pregador que, sem aparelho de som, pregava para mais de trinta mil pessoas, e impactava os que o ouviam.     

Martin Luther King: "Eu tenho um sonho" 
Queria estar em Washington, capital dos Estados Unidos, no dia 28 de agosto de 1963, quando o pastor Martin Luther King pronunciou o discurso: "Eu Tenho um Sonho" (em inglês: "I Have a Dream"), no qual falava da necessidade de união e coexistência harmoniosa entre negros e brancos nofuturo. King falou nos degraus do  Lincoln Memorial para mais de duzentas mil pessoas.
Em um trecho ele disse: “Eu tenho um sonho que um dia todo vale será exaltado, e todas as colinas e montanhas virão abaixo, os lugares ásperos serão aplainados e os lugares tortuosos serão endireitados e a glória do Senhor será revelada e toda a carne estará junta”. 


Jovem pára fileira de tanques em Pequim 

Mesmo que de longe, queria ter visto o momento em que um jovem solitário e desarmado fez parar uma fileira de tanques de guerra do maior exército do mundo, o chinês. O fato se deu em 4 de junho de 1989 e marcou o fim de uma série de manifestações ocorridas desde o dia 15 de abril daquele ano em Pequim, capital chinesa. Neste período, manifestantes, sobretudo estudantes universitários, intelectuais e trabalhadores acamparam na Praça da Paz Celestial (Tian An Men) com o objetivo de reivindicar maior liberdade política.
O governo chinês enviou tropas para a praça e promoveu aquilo que ficou conhecido como Massacre da Praça da Paz Celestial.
O rapaz, que ficou conhecido como "o rebelde desconhecido" ou “o homem dos tanques" foi eleito pela revista Time como uma das pessoas mais influentes do século XX. Sua identidade e seu paradeiro são desconhecidos até hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário