Discípulo do Mestre e Senhor Jesus Cristo
Minha foto
Duque de Caxias, RJ, Brazil

A Graça da Garça

sábado, 8 de setembro de 2012

EVANGELHO NA PRÁTICA


Por Flavio Alcântara

pessoas
Pelo contrário, os membros do corpo que parecem mais fracos são indispensáveis, e os membros que pensamos serem menos honrosos, tratamos com especial honra. E os membros que em nós são indecorosos são tratados com decoro especial,  enquanto os que em nós são decorosos não precisam ser tratados de maneira especial. Mas Deus estruturou o corpo dando maior honra aos membros que dela tinham falta,  a fim de que não haja divisão no corpo, mas, sim, que todos os membros tenham igual cuidado uns pelos outros.

Quando um membro sofre, todos os outros sofrem com ele; quando um membro é honrado, todos os outros se alegram com ele.

Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo.
[ 1 Coríntios 12:22-27 ]


Me aflige constatar como nossas igrejas estão tornando-se impessoais. 
É paradoxal, pois supostamente uma igreja é formada por pessoas, mas, infelizmente essa é a realidade que enfrentamos nos nossos dias: pessoas vão aos domingos à igreja, “esterelizam” a  sua  semana, conversam com os mais chegados e só. Confesso que deve haver algo de errado com o nosso cristianismo, porque desta maneira, ele não se assemelha com a metáfora de “corpo”  ensinada por Paulo a igreja de Corinto.
Paulo nos dá a idéia de uma igreja interdependente, ou seja, uma igreja que todas as pessoas dependem reciprocamente uma da outra. Mas na prática, o que constatamos é que nossa religiosidade aponta para os nossos próprios problemas, para as nossas próprias questões e o que realmente importa é eu resolver os meus dilemas existenciais.  Deve ser por isso que temos tanta dificuldade em cuidar das pessoas ou de ter empatia. Deve ser por isso que temos tantas divisões, ou as chamadas “panelas” que por muitas vezes se rivalizam com outros grupos. Onde erramos? Simples, perdemos o foco em Cristo, e nossas igrejas se transformaram em meros grupos sociais como clubes, times ou partidos políticos.
Enquanto não tivermos a capacidade de entender que a igreja é um organismo vivo.
Interdependente semelhante a um corpo, que não sobrevive integralmente faltando-lhe partes, e que todos os membros desse corpo são responsáveis por cuidar-se mutuamente, em torno de um bem em comum que é Cristo, sendo capazes de verdadeiramente nos alegramos com os que se alegram e chorar com os que choram, estaremos muito longe do que Jesus sonhou como sua igreja.
O segredo de viver como igreja sadia e verdadeira é ter a capacidade de tirar o foco do templo, e mirar as pessoas, digo mais, amar as pessoas, pois foi por elas que Jesus derramou o seu sangue. Institucionalizamos tanto a nossa fé, que por vezes esquecemos que nossa verdadeira espiritualidade deve acontecer muito mais nas nossas relações e nos nossos laços de afetos. O verdadeiro cristianismo não deve acontecer meramente dentro dos nossos templos, mas nas nossas famílias, com os nossos irmãos e amigos, na escola, no trabalho, no nosso bairro ou na nossa cidade, tendo como certo que a igreja de Jesus é um organismo vivo, formados por gente e que não pode ser limitado por quatro paredes.
Pense nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário