Discípulo do Mestre e Senhor Jesus Cristo
Minha foto
Duque de Caxias, RJ, Brazil

A Graça da Garça

terça-feira, 1 de maio de 2012

A Historia dos nomes dos Meses e dias da Semana


Janeiro – do latim Januarius, em homenagem ao deus Janus. A representação do deus Janus era feita com duas faces, uma com os olhos voltados para o passado e a outra com os olhos para o futuro.
E a 1º de janeiro, em homenagem ao deus Janus, os Romanos trocavam presentes entre si. Foi ai que surgiu o costume das festas de Ano Novo.

Fevereiro – do latim Februarius, derivado de Februa, nome dado às festas de purificação dos mortos que se realizavam nesse mês, entre os Romanos. Segundo mês do ano. Tem 28 dias nos anos normais, aos quais se acrescenta um, o vigésimo nono, nos anos bissextos, que ocorrem de quatro em quatro ano.

Tese Teológica. Acredita-se que o mês de fevereiro não tem dia 30 por causa de Jó personagem bíblico que amaldiçoou o dia em que nasceu.
Na Bíblia está escrito assim Jó 3: 1 Depois disso abriu Jó a sua boca, e amaldiçoou o seu dia.
2 E Jó falou, dizendo: Versículo 6 Quanto àquela noite, dela se apodere a escuridão; e não se regozije ela entre os dias do ano; e não entre no número dos meses. Acreditasse que esse dia é o dia de aniversario de Jó; mas tudo isso é teoria.

Março – do latim Martíus, em homenagem a Marte, deus da guerra para os Romanos.

Abril – do latim Aprilis. Admite-se que seja uma palavra derivada da palavra grega
Apros, que lembra a espuma do mar, da qual nasceu à deusa Vênus.
O mês de abril era dedicado a essa deusa. Admite-se também que “abril” vem de Aprire, que quer dizer o que abre o que inicia.
Refere-se à época feliz para a agricultura, pois é nesse mês que as sementes germinam.

Maio – do latim maíus. Quanto à origem do nome há discordâncias: uns atribuem-no a Maia, deusa bondosa; outros a Magestas, padroeira dos poderes do Estado.

Junho – do latim Janius. Os Romanos consideram-no o mês da juventude, quando então realizavam as festas denominadas Junioribus, em homenagem aos moços e moças. Era o mês dedicado á deusa Juno. Sexto mês do ano no calendário gregoriano. A etimologia do nome é duvidosa.
 Junho era o quarto mês no antigo calendário romano e tem 30 dias.

Julho – do latim Julius, em homenagem a Júlio César, Político Romano. César. Caio Júlio (100-44 a.C.), general romano e político, que firmou os alicerces do sistema do Império.
Pertenceu à influente família Júlia. Em 69 a.C. foi eleito gestor (magistrado) e em 65 a.C. curule aedile, quando obteve grande popularidade com suas generosas lutas de gladiadores. Para pagá-los pediu dinheiro emprestado a Crasso. Isto uniu os dois homens que, também, fizeram causa comum com Pompeu. Quando César regressou a Roma em 60 a.C., depois de um ano como governador da Hispânia, uniu-se a Crasso e a Pompeu para formar o primeiro triunvirato. Eleito cônsul em 59 a.C., em 58 a.C., ano seguinte foi nomeado governador da Gália Cisalpina. Durante os sete anos seguintes dirigiu as campanhas vitoriosas da Gália e da Britânia.

Agosto – do latim Augustus, em homenagem ao imperador Augusto, primeiro governante de Roma depois que ela se tornou um império, restaurou a ordem civil, a paz e a prosperidade numa cidade abalada por várias décadas de guerras civis, após o assassinato de Júlio César. Seu primeiro nome foi Caio Otávio, que mudou para Júlio César Otávio quando foi adotado por César. Após vingar a morte de seu tio e pai adotivo e consolidar seu poder, recebeu do Senado o nome de Augusto, que significa "consagrado". Mais tarde recebeu o título de “imperator”, do qual deriva a palavra “imperador”.

Setembro – do latim September. No antigo calendário Romano de 10 meses setembro era o 7º mês daí o nome September. Com a reforma do calendário Romano, de 10 para 12 meses, setembro continuou a ser utilizado para designar o nono mês do ano e não mais o sétimo. Vale lembrar que alguns imperadores romanos tentaram dar o seu nome ao nono mês, mas o povo resistiu à modificação.

Outubro – do latim October. Era o 8º mês no antigo calendário Romano de 10 meses. Com a reforma do calendário, continuou sendo utilizado para designar o 10º mês.

Novembro – do latim November. Era o 9º mês no antigo Calendário Romano de 10 meses. Mesmo após a reforma do calendário, continuou sendo utilizado para designar o 11º mês do Ano.

Dezembro – do latim December. Era o 10º mês no antigo calendário Romano. Continuou sendo usado para designar o 12º mês do ano após a reforma do calendário.

Dias da Semana: Seus significados
Português - Latim
Domingo - Dies Domenica (Dia do Senhor).
Segunda – Feira - Lunae Dies (Dia da Lua).
Terça – Feira - Martis Dies (Dia de Marte).
Quarta – Feira - Mercuru Dies (Dia de Mercúrio).
Quinta – Feira - Jovis Dies (Dia de Júpter).
Sexta – Feira - Veneris Dies (Dia de Vênus).
Sábado - Saturni Dies (Dia de Saturno).

Nenhum comentário:

Postar um comentário